Acontecerá no dia 13 de abril de 2016 de 09h00 às 12h00 Ato público em defesa da permanência da UNILAB, uma iniciativa do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Território Maciço de Baturité o qual a UNILAB, através da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (INTESOL), vem desempenhando o papel de fortalece-lo no sentido da participação para o controle social, planejamento e execução de políticas públicas. A manifestação será iniciada às 09h00 na Praça do Obelisco em Redenção e trará representações dos 13 municípios do território Maciço de Baturité dentre governos e representantes da sociedade civil organizada e ainda do corpo docente, discente, técnicos e do movimento estudantil da UNILAB em apoio.
O Colegiado Territorial do Maciço de Baturité é um fórum de abrangência territorial, constituído por instituições da sociedade civil e das três esferas do poder público. Tem como função planejar ações e articular políticas públicas em prol do desenvolvimento rural sustentável do território e exercer o controle social sobre políticas e programas públicos. Criado em julho de 2008 e formado por 78 instituições ELEITAS envolvendo a sociedade civil, governo e instituições de caráter territorial do Maciço de Baturité, representando os 13 Municípios, constitui a maior das instancias de participação cidadã do Território.
Para os representantes do Núcleo Dirigente do Colegiado “a UNILAB além de ter um papel fundamental na interiorização do ensino superior, vem demonstrando grande contribuição para o desenvolvimento do Maciço de Baturité e dos países africanos. Assim, o ATO tornará visível a contribuição para discutir juntos, saídas e alternativas de permanência desse projeto no território, já que representa para nossos filhos e gerações e ainda para os estrangeiros que aqui estão chegando a mudança social almejada em relação ao acesso a uma educação de qualidade interiorizada e o exercício pleno da democracia”.
A Intesol apoia e se junta ao colegiado não somente pelo fato de ter como objetivo o seu fortalecimento e de suas instâncias através do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDETEMB), mas por acreditar na importância da UNILAB para o território. Reforça sua coordenadora Profa. Clébia Freitas do Instituto de Desenvolvimento Rural.