Menu

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Informações Sobre a Carteira do Estudante

DIRETÓRIO ACADÊMICO DE AGRONOMIA
COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

CARTEIRA DO ESTUDANTE
A carteirinha do estudante ou carteira de identificação estudantil (CIE) é um documento importante na vida acadêmica de um discente, pois proporciona ao portador o reconhecimento de sua posição de estudante devidamente matriculado em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC, o que lhe proporciona dispor de todos os direitos conferidos aos discentes nas legislações atuais.
Garantindo-lhes benefícios como meia-entrada em cinemas, diversos eventos culturais e de entretenimento como musicais, teatros e shows. Podendo ser utilizado até mesmo em estabelecimentos comerciais (lojas, livrarias etc.) pela Lei nº 12.933/2013. As normas de sua utilização em transportes públicos irão depender da legislação municipal.
As informações contidas neste documento tiveram como fonte sites da: ASESC, Detran CE, SAE - Serviço de Atendimento ao Estudante e Guia documentos. Que dão todos os direcionamentos para solicitação da carteira do estudante. As informações sobre endereços locais estão sujeitos a confirmação para os dias atuais.

QUEM PODE SOLICITAR O DOCUMENTO DO ESTUDANTE
Segundo a SAE (Serviço de Atendimento ao Estudante) quem está apito a solicitar o documento são estudantes regularmente matriculados nos seguintes cursos:
·         Nível infantil
·         Nível fundamental
·         Nível médio e técnico
·         Nível superior
·         Pós-graduação
·         Modalidades: presencial e a distância

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
·         01 foto 3x4 recente e já digitalizada
(digitalizada no caso de solicitações online);
·         Documento de identificação: RG, CNH, RNE ou passaporte;
·         Comprovante de matrícula: declaração de escolaridade fornecida pela instituição de ensino ou mesmo o boleto com o comprovante de pagamento do banco se for o caso.
·         Comprovante de endereço.

OBS: Se a solicitação da carteirinha não for solicitada pela internet o estudante pode acompanhar a emissão de seu documento através do site do Detran-CE. Pelo endereço eletrônico www.detran.ce.gov.br. Seguindo os seguintes passos: Home           Serviços           Carteira Macro Região. Ao chegar nesta pagina o estudante deve inserir a data de nascimento e o RG do estudante. Pronto é só verificar o andamento da solicitação.
Para solicitações da carteirinha online os arquivos devem estar em formato JPEG ou JPG ou PDF com tamanho máximo de 3MB.

ENTIDADES RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DA CARTEIRA ESTUDANTIL NA REGIÃO
Segundo o portal do Detran-Ce as entidades responsáveis e sua localização são:
- AME – Associação Metropolitana dos Estudantes (CNPJ: 07.716.549/0001-26) – Localizada à Rua Joacir Sampaio Pontes nº 1753, sala 71 (Ter. Malvinas), Centro – Caucaia-CE, Cep – 61.600-150. Telefone de contato: 3062-8219.
- ASESC – Associação dos Estudantes do Ceará (CNPJ 01.896.268/0001-16) – Localizada à Rua Pedro Borges nº 75, 5ºandar, sala 502, Cep 60055-110, Centro – Fortaleza – CE. Telefone de contato: (85) 3094-4455/3094-4400/8886-6651.

SOLICITAÇÃO DA CARTEIRA DO ESTUDANTE ONLINE

Para realizar a solicitação da carteira do estudante online basta clicar nos seguintes links, preencher os dados e efetuar pagamento do boleto cobrado pelo serviço.
VALOR DA CARTEIRINHA DO ESTUDANTE

Segundo a SAE, o valor do serviço é de R$ 25,00 + frete de R$ 7,90 para a solicitação do serviço via internet, podendo ser pago com boleto ou cartão de crédito.
Ainda segundo o orgão, após confirmação do pagamento, os documentos do estudante serão conferidos em até 02 dias úteis. O estudante receberá via e-mail um link para geração do documento provisório que poderá ser utilizado até a chegada do documento definitivo.
O prazo para entrega do documento é de até 30 dias a partir da data de aprovação dos documentos enviados (podendo variar de acordo com a região).

 REFERÊNCIAS

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRANSITO (DETRAN). INFORMAÇÕES SOBRE A CARTEIRA DE ESTUDANTE. Disponível em: <http://portal.detran.ce.gov.br/index.php/cogempe/43441-informacoes-sobre-a-carteira-de-estudante#link2> Acesso em: 06/08/2015

ASESC- Associação dos Estudantes do Ceará. CARTEIRA DE ESTUDANTE: SOLICITE A SUA ABAIXO. Disponível em: <http://www.asesc.org.br/> Acesso em: 06/08/2015

SAE - Serviço de Atendimento ao Estudante. Publicação on-line [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por: sae@documentodoestudante.com.br.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...