Menu

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Exposição Eu preciso do Feminismo

Quando? - 04/07/2016
Onde? - Pátio administrativo da Unilab 
Horario? das 18hs as 20hs

| Eu preciso do Feminismo |

- Menina não brinca com menino!
- Menina não sai de casa, tem que ajudar a mãe!
– Menina não pode ficar até tarde na rua, pois os “homens” pegam! 
– Vá pedir seu pai, só ele manda em você! 
– Esta saia é de puta, tire agora! 
– Mulher honesta é aquela que respeita o marido! 
- Feliz dia das mães, pega aqui este liquidificador! 

Ser Mulher em um regime Patriarcal, Machista, Opressor é uma luta árdua, onde homens e Mulheres reproduzem uma lógica conservadora, que beneficia exclusivamente uma categoria: a dos homens, condicionando às Mulheres em um cotidiano pautado na desigualdade, na injustiça e na impunidade. 

“Eu Preciso do Feminismo” surge enquanto tentativa de manifesto. Na via da possibilidade estética, a Instalação Performática busca gritar o repúdio às diversas formas de discriminação, violência e ausência de direitos que planam sobre nossas Mulheres. Propõe-se também, ser um tributo dedicado às nossas guerreiras, da qual destaco: Mulheres Negras, Mulheres Trans, Mulheres Lésbicas, Mulheres Bi e toda pessoa, que direta ou indiretamente sofram ou já sofreram com as atrocidades do machismo. 
Enquanto o machismo e suas consequências ácidas continuarem sem reflexão, sem punição e prosseguirmos na naturalização da convivência com "homens" equivocados/colonizados para agredir, teremos a cada dia mais uma Flor com seus direitos corrompidos, sua liberdade comprometida e sua dignidade em risco.

 “Tentaram-nos enterrar, mas não sabiam que éramos sementes.” (Provérbio Mexicano).



FICHA TÉCNICA:

CONCEPÇÃO E PERFORMANCE: Gil Oliveira
ASSISTÊNCIA DE CENÁRIO: Rafaela Lima

Gil Oliveira é dançarino na Cia Rebentos de Danças, residente no Ponto de Cultura Galpão da Cena (Itapipoca/CE), produtor em eventos de Dança, possuindo os seguintes títulos de formação:

-Formação Técnica em Dança pela Escola de Dança Balé Baião, via Ponto de Cultura Galpão da Cena. 
-Formação Técnica em Guia de Turismo (com aptidão para Produção de Eventos), via Escola Estadual de Educação Profissional Rita Aguiar Barbosa (Itapipoca/CE).
-Formação em andamento no Curso de Licenciatura em Pedagogia na Faculdade de Educação de Itapipoca- FACEDI/ Universidade Estadual do Ceará - UECE. 
Paralelamente ao trabalho desenvolvido na Cia Rebentos de Danças, atua como 1° secretário na Associação de Artes Cênicas de Itapipoca - AARTI (desde 2013). Atualmente, presta serviço de assessoria em Arte e Educação a Juventudes Rural e Indígena, em projetos desenvolvidos pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador - CETRA.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...