Menu

terça-feira, 8 de março de 2016

8 de Março - O Dia Internacional de Luta das Mulheres

day8-2

O 8 de Março é uma data marcada pela força das mulheres que sonham e lutam por seus direitos, onde as mulheres elevam suas vozes e seu poder de mobilização para irem às ruas continuar o caminho pela igualdade de gênero e transformação social.

Dados alarmantes sobre feminicídios dizem que – Em 2012, houve 4.719 mortes por meios violentos (4,7 assassinatos por 100 mil mulheres), sendo que 38% foram mortas por parceiros. Num universo de 84 países o Brasil ocupa o 7º lugar! Se não houverem mudanças, até 2050, serão 330 mil mulheres assassinadas. O Brasil é o país que mais mata travesti no mundo, sendo o valor 4 vezes maior do que o México, que é o segundo mais violento. E segundo a ONU existe uma combinação cruel entre sexismo e racismo, onde em 2013 foram mortas 66,7% mais mulheres negras do que brancas.

Em 2013 65 mil mulheres morreram no Brasil por hemorragia, hipertensão, infecção e aborto, de todos esses fatores de risco, o aborto é o que menos depende do sistema de saúde, por causa da legislação que só permite em casos de anencéfalo ou risco à saúde da mulher. As projeções são de que 800 mil e 1,2 milhão de mulheres fazem aborto a cada ano, em casa ou clínicas clandestinas. E na conjuntura, no que se refere aos direitos reprodutivos das mulheres, observamos que há grandes retrocessos como o PL 5069 que visa penas específicas para as mulheres que interromperem uma gestação e para quem as auxiliarem e ainda o projeto bolsa estupro como ficou conhecido estatuto do nascituro.

O NTP de Gênero e Sexualidade vem reafirmar o compromisso da FEAB de lutar contra as opressões na sociedade seja ela por gênero, raça ou sexualidade. Não deixaremos que os direitos conquistados se percam no conservadorismo, por isso Seguimos em Luta!

Para contribuir com a formação e acúmulo de militantes e base de nossa Federação, o NTP de Gênero e Sexualidade vem propor o “I Ciclo de Estudo em Gênero e Sexualidade”, que tem como objetivo iniciar o processo formação específica sobre o tema, contendo proposta de metodologia construída pelo NTP para ser realizado nas escolas durante o mês de março. A proposta é de leituras e debates, porém não anula a utilização de recursos audiovisuais em cada escola.

Leia mais em:https://goo.gl/Q3OYTP

Fonte: FEAB
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...